SAQUAREMA A HISTÓRIA - GALDINOSAQUA


    • SAQUAREMA  A HISTÓRIA

    Em março de 1531 os portugueses chegaram em Saquarema e regiões vizinhas.



Fundeou sua frota em frente ao antigo Morro do Canto,(hoje chamado pontinha em Barra Nova, onde encontrou selvagens da tribo Tamoios.



Que denominavam o local onde moravam de Socoa-y-rema. (Lago sem conchas) na língua indígena

               
Outras histórias contam que o nome era ( Socó rema ) denominação indígena, em virtude dos bandos de aves pernaltas que eram conhecidas pelo nome de (Socós)

Em 1594, chegaram os primeiros religiosos (Padres) da Ordem do Carmo, que pleitearam e obtiveram, por doação do Rei de Portugal, algumas sesmarias (Terras) localizadas na região.
Teve como núcleo inicial de povoamento um lugar chamado "Carmo" Os religiosos iniciaram logo ao chegar, a construção de um convento que denominaram de Santo Alberto,Após a chegada dos Carmelitas, outras sesmarias foram concedidas na redondezas das suas, o que motivou a criação de várias fazendas nas terras de Saquarema.


No dia 8 de Setembro de 1613 um pescador encontrou uma imagem no alto do outeiro à beira mar.


 

Segundo a historia era a imagem de Nossa Senhora de Nazareth.


Entre 1660 e 1662, Manoel Aguilar Moreira e sua esposa ergueram uma pequena Capela . E em 1675, foi erguido um templo maior.

Hoje temos a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, que foi erguida em 1937, no mesmo lugar onde a milagrosa imagem foi encontrada.



Continuando a História





Somente, em 12 de janeiro de 1755, o governo concedeu o título de Freguesia ao Curato de N. Sra. de Nazareth de Saquarema.
O Presidente da Província, concedeu a categoria de Município ao Arraial de Nossa Senhora de Saquarema
No final do século XVII a cultura do café sobressaía em Saquarema que, em 08 de maio 1841, obteve a sua emancipação político-administrativa, que até então pertencia à Comarca de Cabo Frio. A existência da Vila foi curta. Dezoito anos depois, em 06 de fevereiro de 1859, retornou a categoria de Freguesia, com a denominação de Vila de Araruama.
Os habitantes de Saquarema protestaram junto às autoridades competentes e conseguiram a reintegração na categoria de Vila, em 29 de janeiro de 1861.Já no Período Republicano.
E em 03 de janeiro de 1890, elevada a categoria de CIDADE DE SAQUAREMA

Hoje, com novas vias de comunicação abertas em seu Território. Como a implantação da rodovia Amaral Peixoto,a RJ-106, foram responsáveis pela formação do eixo comercial em Bacaxá, tornou-se então Saquarema ponto turístico, dadas as belezas de suas praias com seu clima tropical ao nível do mar, matas e lagoas.




Em 1947, o Padre José Zimmermann, transformou a gruta, localizada ao lado da Igreja Matriz, em um lugar religioso, com a colocação da imagem de N. S. de Lourdes




Atualmente, a Gruta de N. S. de Lourdes e a Igreja de N. Sª de Nazareth são prioridades nas visitas a Saquarema através do turismo religioso e cultural,

Venha conhecer o Ciro de Nazareth em Saquarema em 8 de Setembro. 

 É a terceira maior Festa Religiosa do Brasil
  • NOSSA SENHORA DE NAZARETH







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Atleta Ana Banana foi atropelada em Saquarema no RJ

Tijolo ecológico em Saquarema

Serginho da Pipa tomba caminhão em Saquarema RJ