O sagui-de-tufo-branco - Galdinosaqua
Sagui invasor coloca em risco ave nativa de Saquarema a Búzios
O Formigueiro-do-litoral é considerada a quarta ave mais ameaçada de extinção da Terra. única espécie de ave endêmica de restinga, com ocorrência inicialmente relatada apenas para o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Saquarema e Búzios, incluindo ilhas adjacentes.
A espécie se encontra Criticamente Ameaçada de extinção nos níveis global e nacional, principalmente devido à acelerada perda do habitat. Dois de seus maiores predadores, o mico-estrela e o sagui-de-tufo-branco começam a ser controlados em Saquarema.
Os primatas, originários do Cerrado e da Mata Atlântica nordestina, têm sido removidos das áreas de proteção ambiental por cientistas da Uerj, juntamente com o Inea e apoio da Save Brasil (BirdLife International).
A intervenção foi necessária para garantir o futuro do pássaro, cujo habitat é uma faixa com pouco mais de 70 quilômetros, entre Búzios e Saquarema. - Além dos saguis predadores, o formigueiro-do-litoral também precisa enfrentar a destruição do habitat, decorrente da especulação imobiliária - lamenta a ecóloga Maria Alice Alves, coordenadora de pesquisas. - Levamos os saguis para um centro de primatas mantido pelo governo estadual, onde não representarão mais uma ameaça e serão bem tratados. O mico-estrela e o sagui-de-tufo-branco estão provavelmente se hibridizando na região. As pessoas devem ser alertadas dos riscos da soltura desses animais em áreas onde naturalmente não ocorrem, como é o caso da restinga onde vive o formigueiro-do-litoral. A remoção de um grupo de saguis é o primeiro passo, mas é necessário dar continuidade à remoção dos invasores. Combater as espécies invasoras, como são conhecidas, é uma missão árdua. Levadas para ambientes onde não têm predadores, elas proliferam e se tornam um pesadelo para plantas e animais nativos - inclusive espécies ameaçadas de extinção.
Os invasores caçam espécies nativas e competem com elas por alimento e espaço. É difícil controlar as espécies invasoras. Elas quase sempre são introduzidas - inadvertidamente ou não - pelo homem. E a maioria das pessoas desconhece que aqueles animais tão bonitos tenham se tornado uma ameaça ambiental. Não são todos que entendem, por exemplo, que no Rio saguis precisam ser capturados e removidos para locais onde não representarão uma ameaça a outras espécies. Ou que gatos domésticos não devem andar por florestas. Fonte: Planeta
Comentários