Oito de setembro de ontem e de hoje
Foto Luana e Gisele Benevides |
Oito de Setembro chegou, é dia de nossa Padroeira Nossa
Senhora de Nazareth, Vou escrever para as pessoas que não estiveram aqui no
passado, e não teve o prazer de ver como era linda esta romaria, em que o povo de
fora e o local se preparava o ano inteiro para o 8 de setembro, era possível encontrar pessoas
de toda parte do pais.
Era a segunda maior festa religiosa do Brasil, e hoje com certeza não é mais, tudo por causa de um político, que ao ganhar a eleição, resolveu mexer a onde jamais deveria ter mexido, agora a festa cada ano que passa fica mais triste.
Tudo começou quando este político resolveu fazer um choque de ordem na festa, retirou os ônibus do centro da cidade e colocou no final de Itauna e ainda cobrou a entrada dos ônibus na cidade, Alem de fazer com que os romeiro fizesse uma verdadeira penitencia para ir e vim ate seus ônibus, ainda tinham de pagar para entrar na cidade para rezar, ( ante do choque o ônibus na cidade era lindo e pra onde se olhava se via ônibus).
No passado os camelôs chegavam de ônibus e traziam de tudo que se podia imaginar, ate um caminhão de Aparecida “em SP”, com muitas muambas,
Era lindo de se ver, noite e dia a multidão circulando por
entre aquelas barracas a procura de lembrança e bugiganga.
Com o choque de ordem criou se umas tendas e obrigaram os barraqueiro a ficarem embaixo daquelas tendas, e cobraram um absurdo para quem quisesse trabalhar na cidade, espantando assim, os pequenos que trazia aqueles brinquinhos de 50 centavos e as imagem de Santos e o resto de bugiganga.
Hoje a festa é dos barraqueiro que trabalham com produtos caros e muitos ilegais, pois são os únicos que conseguem pagar o preso absurdo, e com isso é fácil ver entre os romeiro policia fechando barraca e pessoas reclamando de ter perdido tudo e outros de não ter conseguido nem o dinheiro do ponto.
Onde hoje é o Fórum, era uma verdadeira área de alimentação ali os romeiro encontrava de tudo para se alimentar. Agora depois do choque, se os romeiros não trazer nada de casa, vai ter que comer cachorro quente, hambúrguer, cocada e pizza, porque uma família de 3 romeiros não tem condição de comer uma boa refeição hoje “mais ante do choque podia!”
Onde hoje tem barracas, atrais do hotel no centro, existia
um banheiro publico, ela comum se ver, fila de moças que entravam para usar, era
limpo e dava ate pra se tomar um banho e ficar novo, ao em vez de reformar
resolveram acabar e hoje tem que fazer
uma penitencia entre bares, que chega até a cobrar para se usar seus banheiros,
ou então encarar aquelas latas que se colocam e dizem que é banheiro, e quando
se entra sai intoxicado com o acido, como colocar um filho seu para usar tal banheiro,
em que todos ao usar sai com os olhos lacrimejando.
A maioria dos romeiros que passavam o ano inteiro pagando ônibus e sonhando com Saquarema no 8 de Setembro, para agradecer algumas graça recebidas, ou apenas para visitar a cidade “Para quem não sabe, havia entre eles uma frase que era assim! – com sol ou com chuva dia 7 e 8 de setembro o meu lugar é em Saquarema”
E talvez por causa do político e seus choques de ordem, muitos escolheram outro lugar.
Porque as pessoas que tem o poder na cidade ao invés de da estruturas maior para receber mais e mais romeiros nesta dada eles simplesmente tiraram a pequena estrutura que tinha, mesmo pregaria sempre funcionou.
Hoje a Romaria em nossa cidade se transformou em uma grande penitencia, e aquele povo que vem com suas crianças atrai de alegria, não de sofrimento! Acabam encontrando uma cidade com policia fechando barracas barraqueiros xingando e o brilho de uma festa religiosa se apagando.
Fazendo com que nossa
senhora ao passar por entre aquelas barracas que antes os barraqueiros
agradeciam, cantavam e elogiava hoje triste olham com descaso, por saberem que após
a procissão a festa vai acabar e eles carregaram para casa um prejuízo e nossa
senhora passa sem poder fazer nada por eles.
Mais tenha fe, um dia tudo voltara a ser como era. é só acreditar!
SALVE NOSSA SENHORA DE NAZARETH
Comentários